Caxambu no rumo certo da retomada econômica

Caxambu no rumo certo da retomada econômica

Números oficiais do SEBRAE confirmam que o desenvolvimento econômico em Caxambu passa, entre outros aspectos, pelo empreendedorismo e os novos microempresários locais. Em 2022, até o mês de junho foram 216 novas empresas abertas, sendo destas 183 MEI, 30 ME e 3 EPP.

Hoje são 2. 695 empresas atuantes no município e destas 1.710 (63,45%) são MEI – Microempreendedor Individual. Outras 900 são Microempresas (33,40%) e as demais, 85 empresas, são as EPP Empresas de Pequeno Porte (3,15%).

O levantamento comprova ainda que as ações realizadas pela Prefeitura, como incentivos a aberturas de empresas, a atuação da Sala Mineira do Empreendedor, com os serviços destinados ao MEI sem custo algum e apoio ao empreendedorismo por meio dos diversos cursos realizados na Central de Inclusão Produtiva promovem o crescimento da economia local.

Neste ano ainda foi assinado o Decreto Municipal de Liberdade Econômica, que tem o objetivo de diminuir as burocracias e custos para novos empreendimentos gerando mais empregos e renda no município. O Decreto tornou Caxambu um dos locais mais seguros e fáceis de se empreender, promovendo o aumento da segurança jurídica para os empresários além de garantir novos investimentos e ampliação de outros.

Por isso tudo a cidade é um destino seguro para novos empreendimentos e ainda a gestão municipal auxilia por meio de ferramentas legais que o micro e pequeno empreendedor possam iniciar seus negócios em Caxambu.

Em 2022, até o mês de junho foram 216 novas empresas abertas, sendo destas 183 MEI, 30 ME e 3 EPP.

Por setor, a atividade de serviço é a de maior atuação, sendo que destas a maior parte, formada por empresas de comércio vestuário. Em termos regionais, Caxambu é a segunda colocada em quantidades de empresas em funcionamento, que geram emprego e renda ao município.

Fonte e fotos: Prefeitura de Caxambu

Importante Notícias