Palestras sobre Saúde Mental são realizadas durante 10ª Conferência Municipal de Saúde de Tiradentes

Palestras sobre Saúde Mental são realizadas durante 10ª Conferência Municipal de Saúde de Tiradentes

Aconteceu no dia 28 de junho, em Tiradentes, a 9ª Conferência Municipal de Saúde, com a presença do prefeito Nilzio Barbosa, da secretária de Saúde Jânia Costa e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Maria Neves, além de demais autoridades, palestrantes, profissionais de saúde e representantes da sociedade. O tema proposto foi a “Saúde Pública no Contexto do Pós-Covid e as Estratégias de Enfrentamento na Atenção Básica de Saúde”.

Com a preocupação da tendência de aumento das sequelas pós-pandemia, a conferência discutiu também o aumento dos casos de estresse, ansiedade, conflitos emocionais e principalmente de distúrbios mentais que acarretam também no aumento da depressão.

A palestrante Juliana Campos, Secretária Executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde das Vertentes (CISVER), abordou o tema “Saúde como Direito e Financiamento do SUS”, e a professora do UNIPTAN, Regina Bagnolli, palestrou sobre o tema “Impacto na Saúde Mental pela Pandemia”. Elas evidenciaram a importância do SUS no combate à Covid-19, além de abordar os problemas socioemocionais que são acarretados.

Na sequência ao evento, foram feitas propostas de trabalhos em dois grupos com os subtemas: “O Impacto da Pandemia do Covid-19 na Saúde Mental”, “Financiamento da Atenção Básica de Saúde. Desafios e Conquistas”, “O Atendimento da Saúde Pública nas Unidades Básicas de Saúde no Município. Realidade X Possibilidades”. E, no final, foi feita a eleição de novos membros do Conselho Municipal de Saúde, de acordo com o Regimento Interno para o Biênio de 2022 – 2024.

Foto: Prefeitura de Tiradentes

Importante Notícias