Jacutinga novamente é destaque como referência na criação de novos empregos

Jacutinga novamente é destaque como referência na criação de novos empregos

Devido aos efeitos da pandemia, o Brasil tem passado por momentos difíceis que têm refletido no dia a dia do cidadão, especialmente na questão de criação de oportunidades de emprego.

Atenta a esta situação, a Administração do Prefeito Araújo, logo no início da pandemia, anteviu essas dificuldades, onde através de uma série de ações, buscou contornar e superar esse problema nacional. Como consequência Jacutinga vivenciou um aumento no número de postos de trabalho.

Através de uma política pública especialmente planejada para enfrentar esta realidade de dificuldade econômica e desemprego, o Prefeito Araujo e sua equipe souberam conduzir as medidas sanitárias durante a pandemia tendo como foco o desenvolvimento dos setores de indústria, comércio e prestação de serviço do município.

Esta postura da atual Administração vem colhendo os seus frutos. Segundo dados de janeiro do Ministério do Trabalho ne Previdência, Jacutinga terminou 2021 com a criação de mais de 560 novos empregos, tornando-se a cidade da microrregião do Sul de Minas que mais recuperou empregos durante a pandemia, durante os anos 2020 e 2021. O setor que gerou mais novos empregos foi o da indústria com 325 vagas, seguidos pelos setores de comércio e serviços que geraram, respectivamente, 113 e 81 novos postos, ao passo que o setor de agropecuária gerou 24 novas vagas e o de construção civil gerou novos 20 postos de trabalho.

E não para por aí. O ano de 2022 vem se mostrando muito mais promissor segundo a pesquisa. Entre janeiro e fevereiro, de acordo com dados do CAGED, o saldo continua positivo na geração de empregos formais do município, o que solidifica essa tendência de crescimento. Somente em janeiro foram 281 admissões, que resultou em um saldo positivo de 22 novos empregos. Já em fevereiro, o crescimento foi ainda maior com 363 admissões refletindo um saldo positivo de 44 novas vagas.

O crescimento se mostra tão expressivo que, em contato direto com as empresas do município, o Prefeito Araújo identificou uma demanda alta e dificuldade em contratar novos funcionários, para poderem completar seu quadro, graças às facilidades de crescimento e medidas que a Prefeitura vem proporcionando aos empresários para poderem se instalar em Jacutinga.

AÇÕES DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO IMPACTAM DIRETAMENTE NO AUMENTO DE EMPREGO

Dentre as principais ações da Administração é possível destacar:

– A instalação de um posto de distribuição do gasoduto Brasil/Bolívia: hoje em Jacutinga há mais de 29 km de gasoduto instalados, que vem servindo de abastecimento para mais de 10 empresas.

– Aumento da capacidade energética: através de uma bem sucedida parceria com a CEMIG, foi possível a construção de uma nova subestação de energia com 25mva, totalizando 40mva.

– Melhora da captação e distribuição de água: a Prefeitura realizou a captação de água e construção de caixas de água com vazão de 40 m/s, para o distrito industrial.

Além disso, a Prefeitura também está investindo na profissionalização da mão de obra da população de Jacutinga, buscando atender as empresas do município, em uma parceria com o SENAI. Esta é apenas uma das parcerias realizadas durante os últimos seis anos, que garantem a formação técnica de qualidade, proporcionando melhores oportunidades de emprego à população, ao mesmo tempo em que viabiliza melhores salários aos jacutinguenses.

Não se pode deixar de mencionar que os pequenos e médios empresários, o comércio local e as malharias também sempre tiveram uma atenção especial da atual administração. Jacutinga conta hoje com a Sala do Empreendedor para orientar e facilitar os negócios do município. O local é resultado da parceria da Prefeitura de Jacutinga com o SEBRAE, e fica localizado na Praça Delfim Moreira, sn, Centro (Antiga Estação Ferroviária). A Sala do Empreendedor de Jacutinga está sempre de portas abertas para entender as necessidades dos empreendedores. Com pronto atendimento para auxiliá-los no que for preciso, com a devida agilidade, o atendimento fornecido concretiza-se em planos e sonhos de muitos novos negócios, ao mesmo tempo em que presta assistência também na saída da informalidade dos novos empreendimentos.

Por sua vez o turismo local também tem sido pensado com cuidado e recebido investimentos na sua retomada após a melhora do cenário de isolamento social. A Fest Malhas, realizada em parceria com a ACIJA, retorna este ano, além de outros eventos já conhecidos pela população e que fazem parte do calendário de eventos da cidade, e novas programações que prometem movimentar o município.

Jacutinga, o futuro é agora!

Por Ascom PMJ

Importante Notícias