Farmácia municipal de Madre de Deus de Minas tem aumenta significativo em seu estoque de medicamentos

Farmácia municipal de Madre de Deus de Minas tem aumenta significativo em seu estoque de medicamentos

A Prefeitura de Madre de Deus de Minas por meio da Secretaria de Saúde adquiriu R$ 812.625,26 em medicamentos para a Farmácia Municipal em 2021.

Esses números significam um aumento de 370% em relação ao ano de 2020, quando o valor registrado foi de R$ 173.014,12.Medicamentos como Rosuvastatina (antilipênico que serve para baixar o colesterol e triglicérides) e de alto custo como o Rivaroxabana (genérico do Xarelto que é utilizado para pessoas com trombose) não eram disponibilizados até o início de 2021 e agora estão presentes nas prateleiras da farmácia.

“Identificamos que eram adquiridos medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos, mas desde o ano passado o prefeito Osmar nos pediu para que aumentássemos a oferta como forma de beneficiar o maior número de pessoas para que não fosse necessário que elas gastassem com remédios.

Além disso, desde que foi inaugurado o serviço de urgência e emergência 24h passamos também a comprar injetáveis para serem utilizados em pacientes que precisam ser entubados”, afirmou a farmacêutica Gleice Silva.

Além da diversidade dos remédios, o controle do estoque ficou ainda mais transparente, pois agora o SIGAF (Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica) que serve para controlar a entrada e saída dos medicamentos é abastecido frequentemente, já que no início do mandato foram encontrados medicamentos vencidos no ano de 2018.

O prefeito Osmar de Oliveira esteve na farmácia e conferiu o funcionamento do estoque.

“Sempre digo que a saúde não espera e que a nossa obrigação enquanto Prefeitura é tentar proporcionar uma vida mais tranquila e digna à população e, tudo isso começa com um atendimento de qualidade, humanizado e eficiente.

Toda essa aquisição de medicamentos foi feita com recursos próprios e vale lembrar também que desde o ano passado estendemos o horário de funcionamento da farmácia até às 19h para facilitar a vida dos trabalhadores que não tinham tempo de pegar os seus remédios em horário comercial.

O que pudermos fazer para melhorar a vida de cada um é isso o que iremos batalhar para que aconteça, pois boa vontade não nos falta”, destacou o prefeito.

Fonte e fotos: Prefeitura de Madre de Deus de Minas

Importante Notícias