Papai Noel chega de Trem Maria Fumaça em Passa Quatro

Papai Noel chega de Trem Maria Fumaça em Passa Quatro

Natal Iluminado 2021 traz ainda música, artesanato e decoração de destaque

A programação do “Natal Iluminado 2021”, em Passa Quatro-MG, promete muita emoção nos próximos dias.  No sábado, dia 18 de dezembro, a partir das 19h, o Papai Noel desfila de trem Maria Fumaça, que sai da Estação Central passeando pela cidade, acompanhado da Corporação Musical Santa Cecília de Passa Quatro. Na sexta, dia 19 de dezembro, a partir das 20h, na praça Jardim dos Leões, acontecem as apresentações dos alunos da Apae, Escola Estadual Coronel Tibúrcio e Escola Estadual Presidente Roosevelt, além de Caio Cavalcante.

No sábado, após o desembarcar do trem da Maria Fumaça, por volta das 21h, o Papai Noel segue para a Praça da Estação, onde ficará disponível para tirar fotos com as famílias no trenó e na casinha do Papai Noel. “É um evento muito emocionante, o Papai Noel desperta o espírito natalino e os sonhos das crianças, enquanto a Maria Fumaça toda iluminada encanta todo mundo”, declarou o prefeito de Passa Quatro, Henrique Nogueira Gonçalves. 

SERENATAS

Já no dia 23 de dezembro, a partir das 19h, acontece o “Passa Quatro ao Luar”, quando um coral de músicos passaquatrenses, regidos pelo maestro Agnaldo Perrota, passeiam no Trenzinho da Alegria levando música de porta em porta, em uma serenata que percorre os bairros Centro, Copacabana, São Geraldo e Santa Terezinha.

Para finalizar a programação cultural do Natal Iluminado, no dia 30 de dezembro, a partir das 19h, o “Passa Quatro ao Luar” também traz uma banda sinfônica, orquestrada pelo maestro Agnaldo Perrota, levando no Trem da Alegria uma bela serenata aos bairros Centro, Copacabana, São Geraldo e Santa Terezinha. 

A ideia das serenatas de natal surgiu em função do momento de pandemia, em que evitar aglomerações se faz necessário. “Nosso conterrâneo mineiro Milton Nascimento diz que todo artista tem de ir aonde o povo está, e, se o povo está em casa, vamos levar música e cultura na porta do nosso povo, que merece esse conforto, merece sentir a esperança e a Fé em dias melhores”, explicou a secretária de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Érica Ferreira Rodrigues.

Artesanato e Ornamentação

Além da programação cultural, Passa Quatro também conta com uma Vila de Artesãos e Produtores Locais, localizada no calçadão central, onde eles expõem suas peças e produtos em casinhas de madeira decoradas para o Natal Iluminado. 

A decoração do Natal Iluminado 2021 tem chamado a atenção de todos os moradores e visitantes, são 10 pontos de iluminação espalhados por toda a cidade, com destaque para o túnel iluminado na Praça Nossa Senhora Aparecida, o pontilhão iluminado do bairro Copacabana, o caramanchão iluminado da Praça Irmã Otávia e o trenó e renas de madeira em tamanho real. 

O Natal Iluminado 2021 é uma iniciativa do Município de Passa Quatro, que utliza recursos do Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR) e do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural (FUMPAC) e da Lei Aldir Blanc, conta com patrocínio da Agua Mineral Passa Quatro e dos hoteis Recanto das Hortensias e Mira Serra Parque Hotel, além do apoio da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), na iluminação da locomotiva e na chegada do Papai Noel no trem Maria Fumaça, e da Eliana Brito, nas serenatas do coral e banda sinfônica no Trenzinho da Alegria. 

A Secretaria de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico também agradece o apoio de toda a equipe durante a instalação dos enfeites natalinos, com destaque para Viviane Nogueira, Patrícia Esther e Fernando Cordeiro. 

Paradas do trem com Papai Noel 

Trajeto na ida: Saída da Estação Ferroviária Central com paradas em frente ao Hotel Recanto das Hortênsias, em frente ao Hotel Mira Serra, em frente ao Lar dos Velhinhos e próximo à igreja São Bartolomeu.

Trajeto na volta: Parada em frente ao Hotel Mira Serra, em frente ao Hotel Recanto das Hortênsias e em frente à Praça do Fórum. 

Destaque